Translate

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

*Benefícios da Linhaça


LINHAÇA



A linhaça pode ser utilizada de várias maneiras, pode ser utilizada junto a vitamina, como substituto do ovo em receitas de pães e bolos, na formulação da granola, junto a saladas, na forma de farinha, na preparação de doces, etc.

Não devemos esquecer que um dos tipos fibra contida na linhaça pode diminuir a absorção de cálcio quando consumida em grande quantidade, desta forma se restrinja a 2 col. de sopa por refeição.

A fibra presente na linhaça tem inúmeras funções, gostaria de citar algumas delas:

  • Por sua concentração de fibra do tipo insolúvel pode contribuir para a prevenção de câncer intestinal.
  • Contribui para a redução do mau colesterol, impedindo a absorção de parte da gordura a nível intestinal.
  • Diminui a chance de desenvolver aterosclerose, por contribuir na redução do mau colesterol LDL, sendo este um dos fatores que estimulam a doença.
  • Pela sua concentração em fibra solúvel reduz a velocidade de absorção do carboidrato, reduzindo o índice glicêmico da refeição.
  • Prolonga a saciedade, favorecendo a realização de 3 (três) refeições ao dia, o que contribui para o controle glicêmico em diabéticos.
  • Possui lipídeos (gordura) de qualidade, sendo rica em ômega 3 e 6, também contem vitamina E, desta forma é um protetor do coração e do cérebro, pessoas que fazem uso de linhaça podem ter uma melhor capacidade mental.
  • Seu óleo pode contribuir para a diminuição de processos inflamatórios.
  • Melhora o funcionamento intestinal, facilitando a eliminação do bolo fecal, este deveria ser eliminado 3 vezes ao dia se este for o número de refeições, isto é um ato fisiológico normal. Pois depois de cada refeição o cérebro gera um estímulo para defecação.

Poderíamos ficar um bom tempo descrevendo as utilidades da linhaça mas acredito que já foi o suficiente para compreendermos que é um bom alimento e deve fazer parte de nosso hábito alimentar.

Att.

Dr. Ricardo Vargas


FONTE:http://alcanceopoder.com.br/site/?p=902

Nenhum comentário:

Postar um comentário