Translate

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mofo em armários

Acabe com o mofo dos armários

Problemas com umidade e mofo são mais comuns do que parece. Para evitar o problema, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos que causam o mofo.

Por isso, o primeiro passo é abrir as janelas, as portas dos armários e as gavetas e procurar arejar o ambiente todos os dias, pelo menos por 15 minutos diários. Dias de sol e vento são perfeitos para eliminar cheiro de umidade ou mofo da casa e dos armários.

O segundo passo é sempre guardar as roupas limpas e secas. Se você usou uma peça mas ainda não vai lavá-la, deixe-a fora do armário pelo menos três horas para a umidade e cheiros saírem. Mesmo que você não sinta, a umidade está lá e vai ficar fechada no armário junto com roupas limpas.

Nunca armazene roupas em sacos plásticos. Elas ficam abafadas e cria-se umidade dentro dos sacos.

No final do inverno, faça uma inspeção geral (olhar e cheirar) em todas as roupas. Atenção às golas, colarinhos, cotovelos, punhos e barras, Lave tudo o que puder ser lavado, antes de esquecer-se delas até o próximo outono.

O terceiro passo para eliminar o mofo e os odores desagradáveis é realizar, semestralmente, uma higienização completa nos ambientes onde o problema é uma constante. Para fazer isso, escolha um dia de sol retire tudo de dentro dos armários e gavetas, e faça uma limpeza completa por dentro dos móveis e nas roupas.

Problemas com umidade e mofo são mais comuns do que parece. Para evitar o problema, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos que causam o mofo.

Veja um passo a passo de como fazer essa limpeza:

- Retirado as roupas e objetos, tire bem o pó de todo o interior do armário, das gavetas do guarda-roupas.

-Coloque um litro de vinagre branco fervido dentro de um recipiente (pode ser uma assadeira) e deixe nos armários por no mínimo três horas, com as portas fechadas.

- Depois, passe um pano úmido (ou esponja) embebido no vinagre branco puro. Em seguida passe uma ou duas vezes um pano umedecido em água para retirar o excesso. Espere secar bem.

- Para as partes que estiverem muito emboloradas, você pode ainda usar água sanitária (uma parte de água sanitária para uma parte de água).

- Se você achar que o vinagre deixou odor no seu armário, você pode passar na mobília uma solução feita com uma parte de vinagre para uma parte de água e um pouco de suco de limão.
O vinagre estará diluído e o limão vai deixar um cheirinho agradável.

- Terminada a limpeza, deixe as gavetas e portas do armário abertas para o ar circular. Repita esta operação quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade

- Não tenha pressa de guardar tudo, termine no outro dia se puder. Quanto mais arejado, melhor. Para ajudar no combate ao mofo, você encontra no mercado produtos como desinfetantes em spray que combatem germes e fungos. O ideal é pulveriza-lo durante 5 a 7 segundos, pelo menos uma vez por semana. Esse tipo de produto também pode ser usado em sapatos. Outro tipo de produto útil é o desumidificador de ambientes e armários. Duram um bom tempo e são excelentes também para quem tem problemas com maresia. Você encontra no setor de produtos de limpeza dos supermercados.

Mofo em guarda-roupa embutido

Para quem esta pensando em executar um trabalho de marcenaria, a dica é mandar instalar placas de isopor nas paredes, ou deixar uma distancia razoável entre a parede e a madeira.
Existem guarda-roupas que são verdadeiras “buchas” absorvedoras de umidade, principalmente os feito em madeira prensada. O ideal aqui é passar verniz por dentro do armário para plastificar a madeira. Se o armário não for de embutir, melhor ainda. Abra e retire todas as roupas e partes que saiam facilmente, compre verniz anti-mofo e passe no fundo e em todas as partes internas, incluindo gavetas. Outra dica é evitar que a mobília fique encostada na parede – deixe no mínimo cinco centímetros de espaço para a circulação do ar.

Mais receitas caseiras para combater o mofo:

- Coloque um recipiente com pedaços de carvão ou giz no fundo dos armários.Troque o produto uma vez por semana.

- Espalhe saquinhos de sílica gel pelo interior das gavetas.

- Pendure no armário uma meia fina velha com serragem de cedro dentro, dessas que encontramos em qualquer marcenaria, para evitar o mau cheiro.

Eliminem o mofo e tratem a madeira ou compensado para prevenir, e não remediar.

Mofo é coisa séria e faz mal à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário