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terça-feira, 4 de março de 2014

Alimentos Antioxidantes


Para que servem os alimentos antioxidantes

Os alimentos antioxidantes servem para ajudar a prevenir doenças como a doença de Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes favorecem o bom funcionamento das células de todo o corpo contrariando o efeito danoso do stress ou da má alimentação por exemplo.


Os alimentos ricos em antioxidantes são frutas e verduras com grandes concentrações de vitaminas A, C ou E assim como o betacaroteno; minerais: selênio e zinco; aminoácidos: cisteína e glutationa.

Existem também outras substâncias antioxidantes como os bioflavonoides encontrados por exemplo na uva ou frutos vermelhos.

Principais alimentos ricos em antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes são especialmente as frutas e os legumes apesar de não serem os únicos.

Alguns exemplos de anti-oxidantes nos alimentos ricos são:

Betacaroteno - Legumes e frutas vermelhos/cor-de-laranja/amarelos como abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, couve, damasco seco, melão ou ervilha;

Vitamina C - Acerola, brócolis, cajú, couve, espinafre, Kiwi, laranja, limão, manga, mellão, morango, papaia ou tomate;

Vitamina E - Arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, gema de ovo, gérmen de trigo, milho, óleos vegetais (soja,milho e algodão) e semente de girassol;

Ácido elágico - Frutas vermelhas,nozes e romã.

Antocianinas - Alface roxa, amora, açaí, ameixa vermelha, berinjela, cebola roxa, cereja, framboesa, goiaba, jabuticaba, morango e repolho roxo;

Bioflavonoides - Frutas cítricas, nozes e uvas escuras;

Catequinas - Chá verde, morango ou uva;

Isoflavona - Semente de linhaça ou soja;

Licopeno - Goiaba, melancia ou tomate;

Ômega 3 - Atum, cavalinha, salmão, sardinha, semente de chia e de linhaça ou óleos vegetais;

Polifenóis - Frutas vermelhas, frutas secas, cereais integrais, cebola, chá verde, maçã, nozes, soja, tomate, uva roxa e vinho tinto;

Resveratrol - Cacau, uva roxa ou vinho tinto;

Selênio - Aveia, aves, amêndoa, castanha-do-pará, fígado, frutos do mar, nozes, peixes, sementes de girassol ou trigo integral;

Zinco - Aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite ou nozes;

Vitamina E - Frutos secos, ervilhas, feijões, milho ou cereais integrais;
Cisteína e glutationa - carne branca, atum, lentilhas, feijões, frutos secos, sementes, cebolas ou alho.

A polpa da melancia é rica em betacarotenos e em vitamina C. As sementes contêm grande quantidade de vitamina E assim como de zinco e selênio. 

Uma vitamina de melancia com as sementes pode ser uma forma de utilizar todo poder anti-oxidante da melancia.

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