Translate

Receba por e-mail nossas publicações

Vida e Saúde

12 lições Vida e Saúde
Médico responsável: dr. Belmiro d'Arce, CRM 21545
Porque Doença


INTRODUÇÃO
Todos queremos ter saúde e vida longa. Queremos viver muito para estar com nossa família, nossos filhos, orientá-los, vê-los crescer, casar e nos dar netos. Infelizmente, muitas vezes os sonhos são destruídos pela doença, e muitos morrem sem realizá-los . Mas, por que ocorre a doença? Essa é a questão mais importante, porque, conhecendo a causa principal da doença, você poderá evitá-la, não deixando que se instale em sua vida. Este é o objetivo do "PROGRAMA VIDA E SAÚDE" (PVS): orientar você e sua família para não adoecer. 
POR QUE OCORRE A DOENÇA
Primeiro, você deve saber que a doença não ocorre por acaso ou fatalidade, nem pela vontade de Deus. Aprenda essa verdade e guarde-a com você: a causa principal da doença são os hábitos errados da pessoa, que agridem o organismo e não atendem as suas necessidades. Estes hábitos errados vão enfraquecendo o organismo, que vai ficando sem resistência, sem defesa, intoxicando-se, perdendo a vitalidade e deixando de funcionar bem, até adoecer. Se você têm alguma doença, algum sintoma, você deve ter alguns hábitos errados que precisam ser corrigidos. Agora saiba que sua cura e sua saúde dependem, principalmente, de você mesmo, muito mais do que de remédios, de médicos, de laboratórios, de farmácias e de hospitais. Somente quando você fizer bem a sua parte é que será possível a cura e a saúde. 
BUSCANDO O CONHECIMENTO 
Portanto, o mais importante para ter saúde é aprender quais são os hábitos errados que provocam a doença. Muitas pessoas adoecem por não saber que seus hábitos são errados. É para isto que existe o PVS: para ensinar você a não errar, a não agredir seu organismo e não prejudicar sua saúde. Assim, procure aprender, estude as lições e ouça as orientações pelo rádio. Não queremos que você sofra e adoeça por falta de conhecimento. São orientações maravilhosas e simples que lhes darão saúde, física, mental e espiritual, que farão de você uma pessoa resistente, com pouca possibilidade de adoecer e, caso adoeça ou já esteja doente, alcance a cura verdadeira e definitiva. 
PRATICANDO O APRENDIDO 
Sabendo a importância de seus hábitos de vida para sua saúde, você irá trocar os hábitos errados, por hábitos corretos e saudáveis. O PVS irá lhe motivar para conseguir realizar essas mudanças em sua vida. Jesus disse: "Eu vim para tenham vida e vida com abundância." (João 10:10). Portanto, sua vida deve ser de saúde, com abundância, na medida que você fizer sua parte, e cuidar bem do seu corpo. É difícil para o ser humano, sozinho, realizar essa tarefa. Para conseguir, além da orientação e motivação do PVS, busque o poder de Deus, colocando-se em Suas mãos, orando, e Ele vai lhe dar poder para realizar as mudanças necessárias em sua vida, para que você tenha saúde plena.
 
O EXEMPLO DAS PLANTAS
Para você compreender claramente como acontece a doença, analise o seguinte: você está diante de dois vasos com plantas, "A" e "B". A planta "A" apresenta-se bonita, forte, viva, com raízes, tronco, galhos, folhas e frutos perfeitos, sadios, sem parasitos. A planta "B", no entanto, está fraca, sem vida, sem brilho, feia. Suas raízes estão finas e curtas, os galhos quebrados, as folhas secas e caindo, com frutos pequenos e defeituosos, e tomada de parasitos. Por que essa diferença entre as duas plantas ? Investigando, você descobre que a planta "A", sadia, é bem cuidada e está plantada em terra rica e fértil, recebe luz, ar, água e nutrição adequados, enquanto a planta "B", doente, não recebeu os cuidados necessários, ficando sem luz, ar, água e nutrientes, tornando-se fraca, sem força, sem beleza, sem defesa e morrendo a cada dia.

SAÚDE OU DOENÇA
Os seus hábitos de vida irão definir se você será sadio ou doente. Se será bem disposto, com vida em abundância e longa ou, ao contrário, fraco, doente, com vida sofrida, curta e morte prematura. Através de seus hábitos, você se relaciona e trata do seu organismo, atendendo ou não suas necessidades, através do modo como você vive. Os hábitos de vida são considerados errados quando não atendem as necessidades básicas do organismo humano, quando o modo de vida da pessoa não proporciona os cuidados que o organismo necessita para viver e ser sadio, como no exemplo das plantas. 
A LEI E O PRAZER 
Aqui está mais um ponto fundamental para você saber: os hábitos de vida do ser humano são determinados por leis e não pelo prazer que eles proporcionem, nem pela vontade de cada pessoa. Lembre-se sempre disso. Muitos vivem doentes, sofrendo, morrendo prematuramente, porque colocam seus prazeres e vontade acima das leis de saúde, e não aceitam mudar seus hábitos errados, porque são prazerosos, e porque com eles estão acostumados. Essas pessoas pagam um alto preço por suas intransigências. Portanto, uma vez compreendendo os hábitos errados que esteja praticando, disponha-se a mudar, a adquirir hábitos novos e corretos.
SIMPLES MAS IMPORTANTES
Você irá comprovar que todas as coisas que seu corpo necessita para ser sadio, são simples e fáceis de serem conseguidas. Deus, em Sua bondade e justiça, não deixaria a saúde, essa condição tão fundamental para a vida humana, na dependência de fatores difíceis e que dependessem de grandes somas em dinheiro. Mas, por serem simples, são desprezadas pelo homem, porque parecem sem importância. Grave em sua mente: sua saúde depende principalmente de você, obedecendo as leis da saúde, e confiando no poder de Deus para realizar sua parte. Que Deus lhe abençoe. 







lição 2
O que fazer para ter saúde

INTRODUÇÃO: 
Você sabia que são os seus hábitos de vida que determinam a sua saúde? Pois é. Se seus hábitos de vida são adequados, o seu organismo será forte, resistente, e você dificilmente adoecerá. E o que vem a ser hábitos de vida adequados, já que este é o segredo da saúde ? É quando, na sua maneira de viver, você não agride o seu organismo e atende as suas necessidades. Mas, se você não atende as necessidades do seu organismo e, ao contrário, o agride, seus hábitos não são adequados e trarão dificuldades para sua saúde e provocarão doenças.
O ORGANISMO E SUAS NECESSIDADES
O ser humano foi criado por Deus como um organismo global, um todo que funciona em perfeita harmonia entre suas partes, e deve ser atendido em sua totalidade, para que tenha saúde. Assim, é importante que você conheça como ele é constituído. Seu organismo é constituído de corpo, mente e espírito, e cada uma destas partes têm suas necessidades próprias, que você precisa atender e cuidar bem. Se uma das partes estiver mal cuidada, o organismo todo estará prejudicado. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é melhor, e não de acordo com a vontade ou o gosto de cada pessoa. Este é o grande problema que têm causado muito prejuízo e sofrimento às pessoas: fazer o que é gostoso ( e não o que é correto, melhor e saudável) criando hábitos de vida prejudiciais, que provocam doenças. Conheça agora, as necessidades gerais de seu organismo.
AS NECESSIDADES DO CORPO
As necessidades mais importantes do corpo, são: 1- Sol e ar 2 - Água 3 - Alimento 4 - Exercício 5 - Repouso 6 - Higiene Essas necessidades do corpo precisam ser atendidas para que ele seja sadio. Basta uma delas não ser atendida para enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer, mais cedo ou mais tarde, além de tornar a cura mais difícil. Você vai aprender sobre todas essas necessidades, ao longo do "Programa Vida e Saúde", e vai ver como elas são importantes e indispensáveis. Por exemplo: você pode estar com um problema de saúde, um sintoma ou uma doença, simplesmente por não beber a água que seu corpo precisa e, sem saber, estar tomando remédios quando deveria tomar mais água. Os remédios, quando inadequados, só irão intoxicar e provocar gasto desnecessário de dinheiro. Todas as necessidades do corpo serão explicadas separadamente, nas próximas lições.
AS NECESSIDADES DA MENTE
A mente é a parte de seu organismo que faz com que você tenha emoções e sentimentos. Assim como o corpo, a mente têm suas necessidades, que são: 1- Amor 2- Paz 3- Segurança 4- Sentir-se útil. Destas, a mais importante é o amor. Exercitando o amor as demais necessidades serão mais facilmente alcançadas. O ser humano precisa amar e ser amado. Sem amor a vida não tê m sentido. Sem amor o ser humano adoece. E como deve ser vivenciado o amor ? Amar a Deus acima de todas as coisas, amar ao próximo e amar a nós mesmos, é a maneira como Deus ensinou. Fortalecendo seu relacionamento com Deus, O conhecendo e O amando, você poderá vivenciar o amor para com as pessoas e para com você mesmo. Seja amoroso com seus familiares, trate-os com carinho. Desenvolva a mansidão, a paciência e a tolerância para compreender os defeitos das pessoas, evitando ser agressivo e grosseiro. Entenda o quanto seus familiares dependem de você, de sua palavra, de suas atitudes para serem felizes. Faça esforços e o seu melhor para manter em sua casa um ambiente de paz. É o ambiente de amor e paz que mais proporciona segurança para as pessoas, mais que dinheiro e posses materiais. Especialmente as crianças necessitam muito de demonstrações de amor: o abraço, o beijo, a carícia, o afago, ouvir uma palavra de carinho, o ouvir de seus entes queridos, eu te amo. Não basta estar com o coração cheio de amor se não fizer esse amor chegar até às criança através de ação. Por isso se diz que não basta que a criança seja amada, ela precisa sentir-se amada. Ao contrário, evite críticas e palavras destrutivas, são extremamente prejudiciais. O amor entre o casal, a atenção, o respeito, as carícias, os elogios, são essenciais para a saúde mental e para o equilíbrio do lar e da família. Um dos fatores mais importantes para a felicidade e a saúde da criança é ela sentir o amor entre seus pais. Sentir-se útil: trabalhar, produzir, ter objetivos, metas, planos, independente da recompensa financeira. Produzir algo em benefício de pessoas necessitadas, realizar um trabalho social, faz bem à sua saúde física e mental e fará com que seus próprios problemas diminuam.
AS NECESSIDADES DO ESPÍRITO
Assim como o corpo e a mente, o nosso espírito precisa ser cuidado e atendido em suas necessidades. O alimento do espírito é Deus. Este assunto será tratado em lição específica. 

FATORES DE RISCO
São os fatores que determinam os risco da pessoa ficar doente. Quanto mais Fatores de Risco estejam presentes mais possibilidade existe de ocorrer a doença e a morte. Os Fatores de Risco, são: tabagismo, sedentarismo, obesidade, colesterol alto, pressão arterial alta, diabete, estresse, idade e hereditariedade. Observe que apenas os dois últimos fatores não dependem de você. Todos os demais podem ser modificados através de sua vontade e de seus hábitos. O "Programa Vida e Saúde" têm o objetivo de fazer com que você elimine os Fatores de Risco presentes em sua vida, ensinando e motivando para que você faça sua parte, única maneira de alcançar a cura verdadeira e a saúde.
A SAÚDE ATRAVÉS DO MILAGRE 
Além de tomar remédios, muitos recorrem a Deus pedindo a cura pelo milagre. É claro que Deus é nosso maior refúgio e esperança, e devemos buscá-Lo em todas as dificuldades. No entanto, temos que realizar nossa parte, seguir suas orientações, cuidando bem de nosso organismo, fazendo nosso melhor. Não podemos ter hábitos de vida completamente errados, viver agredindo nosso organismo e depois ficar pedindo a Deus o milagre. Não é esse o seu ensinamento. Por isso muitos se decepcionam ao não conseguirem o milagre desejado. Devemos estar dispostos a realizar as mudanças de nossos hábitos errados, pedindo a Deus que nos dê poder para vencer e abandonar nossos prazeres prejudiciais. 

Lição 3
Sol , ar   e respiração fonte de saúde  saúde


INTRODUÇÃO
A doença não ocorre por acaso. Depende de como você está tratando seu organismo, depende de seus hábitos de vida. Se seus hábitos de vida são adequados, o seu organismo será forte, resistente, e você dificilmente adoecerá. E quando os hábitos de vida são adequados, já que este é o segredo da saúde ? Quando, na sua maneira de viver, você não agride o seu organismo e atende as suas necessidades. Caso contrário, se agride seu organismo e não atende suas necessidades, seus hábitos não são adequados e trarão dificuldades e doenças. O seu organismo é constituído de Corpo, Mente e Espírito, e para ser sadio precisa que as necessidades de cada uma dessas partes sejam atendidas. As necessidades básicas do corpo são: Sol; Ar; Água; Alimento; Exercício; Repouso; e Higiene. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que existem, e não segundo a vontade de cada pessoa. Quando uma dessas necessidades não é atendida, o organismo fica desequilibrado, enfraquecido, sem resistência e tende a adoecer. Portanto, atenda as necessidades de seu organismo e tenha saúde.
O SOL 

O sol é essencial para a vida e a saúde. Onde entra o sol, sai a doença. O sol purifica o meio ambiente. Faça o sol penetrar em sua casa. Abra portas, janelas, cortinas, e faça uma poda em árvores que estejam impedindo a entrada do sol em sua casa. A falta de sol na casa, cria umidade e isso faz mal à saúde. Muitas pessoas têm problemas de saúde, os mais variados, por viverem em lugares úmidos, por falta de sol. Não deixe que nenhum lugar de sua casa fique com bolor. Coloque colchões, travesseiros, calçados, etc., no sol, por uma a duas horas, pelo menos uma vez por semana. O sol vitaliza o organismo, aumenta sua capacidade de defesa, e ajuda na cura das doenças. Ele é importante para a formação da vitamina D que necessita do sol para ser elaborada pelo organismo. Além do meio ambiente, é importante que o corpo seja exposto ao sol. Isto é feito através do chamado banho de sol. O banho de sol pode ser parcial, ou completo. É parcial quando se expõe ao sol apenas uma parte do corpo, por exemplo, a parte doente. O banho de sol é completo quando se expõe todo o corpo, que pode estar coberto ou despido. Para o banho de sol coberto, use um lençol de linho ou algodão, branco, para que ocorra uma transpiração amena e eficaz. O banho de sol pode ser em terraços, aposentos, sendo melhor quando tomado ao ar livre, sobre a grama, tendo o cuidado de sempre proteger a cabeça. O banho de sol pode ser tomado pela manhã, antes das 11 horas, ou a tarde, após as 15 horas. Após o banho de sol, é interessante que você resfrie o corpo com um banho frio. Banho de sol alternado: você fica 5 minutos ao sol e resfria o corpo por 1 minuto, repetindo esse processo até completar 20 a 30 minutos. Pode ser feito com períodos de 10 minutos de aquecimento por 1 minuto de resfriamento. O resfriamento pode ser com banho de ducha ou fricção com toalha úmida, fria. Sauna Natural: enrolar o corpo em lençol dobrado em 4, molhado em água fria, cobrir com cobertor e ficar ao sol. Ao esquentar, retire o lençol e resfrie. Repita o processo 2 ou 3 vezes. É uma sauna natural muito benéfica para a saúde. Após todo banho de sol é sempre bom resfriar o corpo. 

TENHA SAÚDE, COLOCANDO O SOL EM SUA VIDA.

O AR PURO-RESPIRAÇÃO
"O ar puro demonstrar-se-á mais benéfico ao doente do que os remédios, e lhes é muito necessário do que o alimento." (Ellen White: Mensagens Escolhidas. Vol. 2 Pág. 456) O ar puro é essencial para a saúde, mais do que remédios e alimentos. A respiração, que nos dá vida, precisa de ar puro, renovado continuamente. Portanto, mantenha sua casa e o seu ambiente de trabalho ventilados. Não durma em quarto abafado. Deixe que exista uma ventilação no quarto para renovar o ar durante toda a noite, mesmo que esteja frio e você tenha que usar um agasalho. O ar puro proporciona o oxigênio ideal para ser levado a todo o organismo, especialmente para o sistema nervoso, o cérebro e todos os demais órgãos. Todos os processos digestivos são grandemente beneficiados pela boa oxigenação do organismo. As funções intelectuais, a memória, os sentidos de uma forma geral, ficam mais desenvolvidos, e até mesmo facilita nossa percepção de Deus, favorecendo nossa espiritualidade. Evite qualquer produto que possa provocar a poluição do ar ambiente, tais como venenos para matar pernilongos, fumaça de cigarros, aromatizantes químicos, incenso, etc. O ar deve ser o mais puro possível. Faça sua alimentação em ambiente de ar puro, e após, caminhe por uns 5 a 10 minutos, ao sol e ao ar livre. Após a caminhada, descanse 20 a 30 minutos. Muitos encontram-se frágeis e doentes por viverem em ambientes sem boa ventilação, sem ar puro. O ar que respiram não vitaliza e por vezes até intoxica. 
TENHA SAÚDE MANTENDO O AR PURO
NO SEU AMBIENTE DE VIDA. 

A respiração profunda e completa é a ideal. Faz com que maior quantidade de ar penetre nos pulmões, melhorando a qualidade do sangue, fortalecendo o organismo, impedindo as infecções e facilitando a cura. A própria nutrição só é bem processada em presença de oxigênio. 

COMO FAZER A RESPIRAÇÃO PROFUNDA E COMPLETA?
Respire profundo e suave, enchendo bem os pulmões, começando pela parte de baixo, depois a média e por fim a parte superior. Preste atenção a este detalhe: é muito comum a pessoa encher apenas uma parte do pulmão deixando outras vazias, inativas, que ficam enfraquecidas e tendem a adoecer. Especialmente quem têm problemas respiratórios deve começar a fazer a respiração profunda e completa, fazendo com o ar alcance todos as partes dos pulmões, inferior, média e superior.
- FAÇA EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA, TENHA SAÚDE FAZENDO RESPIRAÇÃO PROFUNDA E COMPLETA. 

diariamente, durante alguns minutos. Aproveite os momentos de relaxamento, enquanto estiver acordado, para fazer seu exercício de respiração profunda. Faça respiração profunda a qualquer hora, sempre que lembrar-se dela. Ela é muito benéfica especialmente nos momentos de tensão. Aos poucos você irá automatizando a respiração profunda e completa e depois ficará acostumado a faze-la sem perceber. Muitas pessoas apresentam-se com seus organismos frágeis e sensíveis por falta de uma boa oxigenação, por terem uma respiração fraca e superficial. Faz muita diferente para a saúde se o organismo está bem oxigenado ou não. Se a oxigenação é pobre, a saúde é frágil.
Hoje você aprendeu
COMO SE MANTER BEM OXIGENADO:
1- ar puro no ambiente.
2- respirar de forma profunda e completa.
3 - exercício físico - sobre este assunto você aprenderá numa próxima lição. 

Lição 4 
A saúde pela água

INTRODUÇÃO
Você sabia que muitas pessoas têm problemas de saúde provocados pela falta de água no organismo ? Mas, sem saber, vivem tomando remédios, gastando dinheiro e se intoxicando com drogas, tentando curar esses problemas, sem conseguir, é claro. Precisam de água e não de remédios. Somente tomando bastante água poderão resolver seus problemas de saúde. Será que você está entre as pessoas que bebem pouca água? 
BEBER BASTANTE ÁGUA
O seu corpo é formado de 65 % de água. E essa água precisa ser renovada continuamente, a cada hora. Todo funcionamento do seu organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a cura de qualquer problema de saúde existente. 

OS PREJUÍZOS DE BEBER POUCA ÁGUA
O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir grande quantidade de água. Você conseguiria fazer uma limpeza em sua casa com apenas 1 ou dois copos de água ? Claro que não. O organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças. 

A QUANTIDADE DE ÁGUA
QUE VOCÊ DEVE BEBER POR DIA 

Você deve beber de 2 a 4 litros de água por dia (8 a 16 copos). Nunca menos de 2 litros (8 copos). A quantidade depende da temperatura do dia, da atividade que você realiza, se faz muito ou pouco esforço físico, se trabalha exposto ao sol ou na sombra. De qualquer forma, nunca pode ser menos de 2 litros por dia.

COMO SABER SE A QUANTIDADE
DE ÁGUA QUE TOMA É SUFICIENTE
Existem dois sinais fáceis para você saber se a quantidade de água que bebe está suficiente: 1- A quantidade de urina que você elimina. 2- A cor da sua urina. Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, transparente como água. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água, mesmo que esteja bebendo 2 litros por dia. É sinal que você precisa de mais, quem sabe, 3 ou 4 litros. 

COMO TOMAR ÁGUA?
A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Bebe um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar a noite; durante o dia, de uma em uma hora. Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições. Muitos não bebem água porque esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de toma-la. Aos poucos você vai se acostumando até não mais esquecer e sentir falta dela. 
TÊM QUE SER ÁGUA 
Sim, têm que ser água. A água é o líquido ideal para a hidratação do organismo e não deve ser substituída por outros líquidos, tais como refrigerantes, chás e sucos. 

CONCLUSÃO
Entenda a importância de beber 2 a 4 litros de água por dia. Sua saúde vai mudar. Muitos problemas que você sente poderão desaparecer somente por você passar a beber a água que seu organismo precisa. Tome a decisão: vou beber 2 a 4 litros de água por dia. Vou beber 1 copo de água de uma em uma hora, mesmo que não tenha sede. Vou manter meu corpo bem hidratado. Água é vida. Água é defesa. Água é desintoxicação. Água é boa disposição. Água é saúde. 

lição 5 
A Qualidade da Alimentação

INTRODUÇÃO
O organismo humano é constituído de Corpo, Mente e Espírito, e cada uma destas partes têm necessidades próprias que precisam ser atendidas. Se, através de seus hábitos de vida, você atende as necessidades do seu organismo, ele será equilibrado, resistente e sadio. Se não atende e, ao contrário, através de seus hábitos você agride ao seu organismo, ele será fraco, sem resistência e doente. Portanto, são seus hábitos de vida que, de forma principal, determinam a sua saúde. O Corpo precisa de Sol, Ar, Água, Alimento, Exercício, Repouso e Higiene. Sem estas condições adequadamente atendidas, a saúde jamais será possível e o resultado será a doença. A Alimentação está entre as necessidades mais importantes para a saúde. 

POR QUE A ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE ?
São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais. A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. A alimentação influi sobre o sistema de defesa do organismo, o sistema que determina sua resistência, a condição mais importante para a manutenção da vida, pois determina se a pessoa será sadia ou doente. Não é o poder dos micróbios, vírus e bactérias que deve ser temido, mas a falta de resistência do organismo. Sem uma alimentação adequada, o organismo sofre alterações em suas funções e fica sem resistência, sendo estas as causas principais de todas as doenças. Por isso se diz: "Somos o que comemos". Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento". O alimento, além de nutrir, é o melhor remédio. Dois aspectos da alimentação são importantes e devem ser considerados: a qualidade e a quantidade. Devemos saber: o que comer, quanto comer e como comer. 
Agora, abordaremos sobre
A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO. 

O QUE COMER ?
A alimentação, assim como todas as outras necessidades do nosso organismo, têm regras e leis que devem ser obedecidas. Não podemos determinar nossa alimentação somente pelo gosto e o prazer que os alimentos proporcionam. Devemos saber se os alimentos são adequados e saudáveis, se vão contribuir para o bom funcionamento, boa defesa e resistência do nosso organismo. Quanto a qualidade, existem 3 condições principais que devem ser atendidas: 1- Alimentos Vegetais. 2- Alimentos Naturais. 3- Alimentos Integrais. 

ALIMENTOS VEGETAIS: Verduras - Legumes - Frutas 
Os vegetais são alimentos indispensáveis e mais importantes para sua vida. Eles são fontes principais de minerais, vitaminas, fibras, açúcar, além de proteínas e gorduras, em menor quantidade, substâncias essenciais para todo o funcionamento do organismo. Os vegetais contém, também, substâncias protetoras e curativas, com ação anti-infecciosa, anti-inflamatória, anti-parasitária, anti-reumática, anti-hipertensiva, diurética, laxativa, desintoxicante e vitalizadora de todo organismo. São alimentos equilibrados e determinam uma perfeita saciedade do apetite, impedindo o comer excessivo, a busca constante por comidas, portanto, evitam e curam a obesidade.
QUE QUANTIDADE USAR ? 
Os vegetais devem ser usados diariamente, devendo estar presentes no desjejum, no almoço e no jantar. A quantidade deve corresponder a 2/3 de toda alimentação, o que significa: metade dos alimentos do desjejum, metade do almoço, e todo o jantar, devem ser de vegetais. 
DE QUE FORMA USAR OS VEGETAIS ? 
Os vegetais devem ser usados, principalmente, na forma crua e, em menor quantidade, brevemente cozidos. Os vegetais crus têm muita vitalidade e esta se transfere para a pessoa. Muitos estão, ou ficarão, desvitalizadas, sem disposição, doentes, pelo uso excessivo de cozimentos, e pouco uso de vegetais crus. 
COMO DEVE SER O CARDÁPIO ? 
Você aprenderá em uma próxima lição.
 PONHA VEGETAIS EM SUA ALIMENTAÇÃO, PRINCIPALMENTE CRUS, E TENHA SAÚDE, SEM ELES A SAÚDE É IMPOSSÍVEL . 
ALIMENTOS NATURAIS 
Alimentos Naturais são aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está programado para recebê-los, digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Ao contrário, os produtos artificiais, produzidos em laboratórios, e os alimentos que contém substâncias químicas estranhas, acrescentadas para conservar, dar cor, sabor, aroma, consistência e tantas outras funções, são prejudiciais, capazes de provocar intoxicações, alergias, e muitos outros problemas, inclusive o câncer. Os produtos e alimentos artificias, não atendem, de forma ideal, as necessidades do organismo, que fica mal nutrido, enfraquecido, sem resistência e mais sujeito as doenças e morte precoce. Nesta categoria estão o açúcar, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados em geral, etc., produtos práticos e gostosos, mas nada saudáveis, devendo ser evitados. As pessoas que não se incomodam com essas verdades e seguem comendo tudo que existe a disposição, desde que seja gostoso, em pouco tempo sofrerão as conseqüências: doenças curáveis e incuráveis. Entenda e dê atenção a esta verdade.
USE ALIMENTOS NATURAIS PARA TER SAÚDE. 

ALIMENTOS INTEGRAIS
Alimentos Integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Infelizmente, alguns alimentos, em vez de serem usados na forma integral, são refinados, um processo que provoca o empobrecimento do alimento pela retirada de muitos de seus nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, fibras, etc. São: arroz, trigo, açúcar e sal. O arroz integral é aquele do qual se retira apenas a casca, sem passar pelo processo de brunimento, e que pode ser adquirido por menor preço, nas máquinas de beneficiamento. Assim também a farinha de trigo integral é a ideal para a produção de pães e massas em geral. O açúcar integral é o mascavo, o melado de cana, que, mesmo sendo integral e natural, devem ser usados com muita moderação. O açúcar refinado e o cristal são muito prejudiciais à saúde e seu uso deve ser evitado, assunto que será comentado em lição próxima. O sal integral é o chamado sal marinho ou o sal grosso que, não passando pelo processo de refino, conservam seus componentes minerais, devendo, no entanto, ser usado em muito pequena quantidade. O sal refinado é muito prejudicial e afeta o sistema cárdio-circulatório.
 

Lição 6    
A Quantidade da Alimentação

INTRODUÇÃO
Nosso corpo necessita de sol, ar, água, alimento, exercício, repouso e higiene. Se essas necessidades são atendidas, de acordo com as leis e não de acordo com a vontade de cada pessoa, o resultado é a saúde. A causa principal de todas as doenças, é o não atendimento correto das necessidades básicas do organismo. O Programa Vida e Saúde têm o objetivo de ensinar e motivar você a fazer a sua parte, cuidando bem do seu organismo, para ter saúde e curar-se, caso esteja doente. A alimentação é uma das necessidades mais importantes do corpo e nesta lição estudaremos aspectos de quantidade e freqüência.

QUE QUANTIDADE DE ALIMENTO INGERIR
As pessoas têm agredido o organismo através da quantidade da alimentação. A idéia errada de que comer muito torna a pessoa forte e resistente, aliada ao prazer de comer, fazem com que o comer em quantidade excessiva esteja muito presente na vida das pessoas. A quantidade adequada é aquela que atende as necessidades nutricionais do organismo, o que significa, nem muita, nem pouca. O excesso de alimentos é tão ou mais prejudicial do que a falta. Assim como o organismo se enfraquece e morre por falta de alimentos, ele também se enfraquece e morre pelo excesso. A diferença é que, no primeiro caso, o indivíduo morre magro, e no segundo, morre gordo. 

POR QUE O EXCESSO DE ALIMENTO É PREJUDICIAL
O comer excessivo sobrecarrega todo o organismo, provocando insuficiência dos sistemas, desequilíbrios, intoxicações e doenças gerais. No sistema digestivo, além do desconforto, ocorre a má digestão (excesso de gases, dores, sensações de peso, queimação), e quando a digestão não é boa, a saúde fica prejudicada. Ocorre uma maior produção de toxinas, venenos que irão provocar lesões nos mais diferentes sistemas e os mais variados sintomas, de infecções à dores e desconfortos. Provoca a obesidade e suas graves complicações: colesterol elevado, obstrução dos vasos sangüíneos, hipertensão arterial, diabete, comprometimento de articulações e coluna, entre outras. Bloqueia o sistema de defesa. Altera o sistema emocional, determinando irritabilidade, alteração do humor, depressão, e sintomas gerais - indisposição, cansaço, sonolência ou insônia. O comer excessivo provocará doenças em muitas pessoas, é só uma questão de tempo, e muitas, já doentes, terão suas doenças agravadas ainda mais. 









ALIMENTO EM EXCESSO: 

COMO SABER E
QUANDO OCORRE
Quando se come em excesso percebe-se o desconforto no estômago e no intestino e sintomas de má digestão, além de, via de regra, ocorrer o ganho de peso progressivo. É comum encontrarmos pessoas engordando a cada dia e dizendo que não comem nada. Isso não é possível. Água não engorda, ar, preocupação e nervoso também não, a menos que a pessoa esteja comendo mais do que deveria. Um pouco a mais que se come, além do necessário, é excessivo, especialmente para quem não gasta nenhuma energia, não têm atividade física regular e pouco se movimenta.
ALIMENTO EM FALTA:
COMO SABER E QUANDO OCORRE
Quando a alimentação está em falta existirá, obrigatoriamente, a perda de peso, acompanhada de sensações de fraqueza e indisposição geral. Essa condição é rara e só acontece em casos de falta de apetite de origem emocional, e em casos de pobreza e miséria, quando falta o alimento. Também nas doenças, principalmente agudas, o apetite cai, como forma de defesa do organismo, para não ter trabalho com a digestão e ficar livre para fazer a desintoxicação necessária para a cura verdadeira. Logo, essa falta de apetite não deve ser motivo de preocupação, ela é uma de defesa e permanece por poucos dias, sendo perfeitamente suportável pelo organismo. Claro que, durante esses dias, a pessoa emagrece e se apresenta abatida, mas logo, passado o processo, recupera seu estado normal ou fica melhor que antes, se tiver podido fazer a desintoxicação necessária. 
COMO DETERMINAR A QUANTIDADE
ADEQUADA DE ALIMENTO
Em condições normais, existe um controle automático da quantidade de alimento que cada pessoa precisa. Para isso, duas condições principais precisam estar presentes: 1- Um relacionamento psicológico normal com a alimentação, onde os alimentos são vistos como uma fonte de vida e usados dentro do princípio do "comer para viver", e não do "viver para comer", e seu lado prazeroso, reconhecido e usufruído, não é o motivo principal para seu uso. 2- O uso de alimentos de qualidade adequada (VEGETAIS, NATURAIS E INTEGRAIS), por serem capazes de suprir as necessidades do organismo, determinam a saciedade, mesmo usados em pequenas quantidades. Ao contrário, com a falta de vegetais e o uso de alimentos artificiais e refinados, a pessoa se mantém com fome, apesar de estar comendo, obesa e engordando. É uma defesa natural do organismo, que mantém a fome na tentativa de ter suas necessidades supridas. Então, uma forma de acabar com a fome excessiva é corrigir a qualidade da alimentação, passando a comer mais vegetais (verduras, legumes frutas), e alimentos naturais e integrais. 








OUTRAS CONDIÇÕES
QUE EVITAM
O COMER EM EXCESSO
1- Mastigar bem os alimentos. 2- Comer sem pressa. 3- Comer a salada crua como o primeiro prato do almoço. 4- Tomar quantidade adequada de água, 2 a 4 litros por dia.5- Não ter guloseimas disponíveis dentro de casa (não ter, não comprar, não fazer). 6- Não comer entre as refeições. 7- Ter atividade, ter o que fazer, sentir-se útil, produzindo para si, família e próximo. Quando essas condições são satisfeitas, a fome e a vontade de comer excessivas desaparecem.
A FREQÜÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO
Assim como a quantidade, a freqüência da alimentação têm muita importância para a saúde. Após uma refeição, é importante esperar 4 a 5 horas, para que a digestão seja completada e o estômago esvaziado, antes de comer novamente. Comer a toda hora faz o organismo ficar dependente de comida a toda hora, e quando falta, ocorre a síndrome de abstinência, de falta, e a pessoa sente-se mal, com sensação de fome, fraqueza, tontura, dor de cabeça, náusea, obrigando-a a comer mais para que o mal estar passe. Assim, ela pensa que precisa comer para não passar mal, que não pode ficar sem comer, que têm um problema de fraqueza que a obrigada a comer toda hora, mantendo o ciclo vicioso e perigoso que têm que ser vencido. 

VENCENDO O VÍCIO DE COMER A TODA HORA
1- Identifique o que está acontecendo. 2- Tome a decisão de mudar. 3- Enfrente o mau estar que virá com a retirada dos alimentos, devido ao descondicionamento do organismo e não representa nenhum risco. Diante dele, relaxe, descanse, sente-se, deite-se, e beba mais água para ajudar na desintoxicação. 4- Coloque em prática as condições já referidas para evitar o comer excessivo. Fazendo isso, em poucos dias, você terá vencido o mau costume de comer a toda hora.
A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS
As crianças, em condições normais, só comem a quantidade que o organismo necessita, se já não estão com os costumes pervertidos pela influência errada dos adultos. A criança não come porque está na hora da refeição, se não tiver fome. As crianças precisam ser educadas e formar bons hábitos alimentares. Cabe aos pais essa tarefa, através da orientação, do exemplo pessoal e do modelo de alimentação adotado no lar. Comida não é brinquedo e alimentação não é brincadeira. Comida é para nutrir, dar vida, fazer crescer e desenvolver as crianças, e não para distraí-las, muito menos intoxicá-las, criar maus hábitos e deixá-las obesas. Devem ser alimentadas nos horários certos, com os alimentos certos, da maneira certa: na mesa, tranqüilamente, sem ansiedade, com a mamadeira sendo retirada, gradativamente, a partir dos 6 meses de vida, e totalmente aos 18 meses, para que o mamar seja substituído pelo mastigar. Ponha a comida saudável na mesa e sua parte estará feita. Não agrade, não force, não peça, não ameace, não insista, não faça chantagem. Não deixe a criança perceber que você está preocupado com sua alimentação. 



Lição 7
Cardápio da Alimentação-  O que usar e o que evitar


INTRODUÇÃO

A alimentação é um dos fatores mais importantes para sua saúde. O cardápio é a aplicação prática dos princípios da alimentação que você vai utilizar em seu dia a dia. Decida adotar um cardápio novo e saudável, confiante e feliz pela certeza dos benefícios para sua saúde. Siga o cardápio orientado, da melhor maneira possível.
O QUE EVITAR
Existem alimentos e produtos muito usados e consagrados, mas, prejudiciais, devendo ser evitados. O ideal seria não usá-los nunca, mas, pelo menos, que não sejam usados como rotina. Quando o problema é sério e o sofrimento é grande, as pessoas se dispõem mais a realizar as mudanças de imediato. Aqueles que têm a coragem e determinação de mudar, alcançam os resultados. Infelizmente, a maioria só se dispõe a abandonar os hábitos errados, depois que acontecem os problemas, INFARTO DO CORAÇÃO, DERRAME CEREBRAL, CÂNCER, etc., e a solução fica mais difícil ou mesmo impossível. NÃO ESPERE QUE OS PROBLEMAS ACONTEÇAM PARA FAZER O SEU MELHOR. FAÇA JÁ. 
AQUI ESTÃO OS ALIMENTOS E PRODUTOS PREJUDICIAIS - EVITE, FUJA DELES:
GORDURA ANIMAL, FRITURA, MANTEIGA, MARGARINA: 

Têm muita caloria, engordam, aumentam o colesterol, entopem os vasos sangüíneos, alteram a circulação e a pressão arterial, provocando infarto e derrame. Use óleo vegetal, em pequena quantidade, e sem fritar. 
AÇÚCAR, DOCE: 
É um produto químico que intoxica, determina vício e não têm nenhum valor nutricional. Têm muita caloria, engorda e provoca os mesmos problemas das gorduras. Altera a digestão e dá fermentação. Descalcifica e desmineraliza o organismo. Provoca cárie e destroi os dentes. Sobrecarrega o pâncreas e desencadeia a diabete. Não sacia o organismo, apesar de engordar, e bloqueia o apetite para os alimentos verdadeiros. É um desastre. O açúcar que o organismo precisa está nos alimentos. Para evitar comer doces: não tenha, não faça, não compre. Para adoçar, use açúcar mascavo, melado de cana, ou mel, em pequena quantidade. Aprenda a comer os alimentos como eles são, sem necessidade de adoçar. 

REFRIGERANTE:
É um produto artificial, sem nenhum valor nutricional, intoxica e desmineraliza o organismo. Têm muita caloria, engorda. O "diet", com menos caloria, é artificial e tóxico. Contém cafeína, substância muito prejudicial à saúde. Use suco de frutas. 

SAL EM EXCESSO:
Afeta as funções cárdio-circulatória, renal e a pressão arterial. Use sal integral, que é o marinho, ou sal grosso, em pequena quantidade.
PIMENTA:
Agride as paredes do aparelho digestivo provocando inflamações, úlceras, hemorróida.
VINAGRE:
É puro ácido, provoca acidez, muito prejudicial para a saúde. Use limão e nada de vinagre.
CAFÉ, CHÁS: MATE, PRETO, TERERÉ:
Contém cafeína que provoca alterações no sistema nervoso: insônia, nervosismo, agitação; afeta a disposição geral e sexual: depressão, desânimo; sistema cárdio-circulatório: aceleração dos batimentos do coração, hipertensão arterial; agride as paredes do aparelho digestivo, dando inflamações, gastrite, hemorróida e úlceras. Use chás naturais: camomila, maçã, etc.
LEITE DE VACA E DERIVADOS:
Ricos em proteína animal, são os maiores responsáveis por todas as alergias: bronquite asmática, asma, rinite, urticária, alergias da pele, além de distúrbio do aparelho digestivo: náuseas, vômitos, diarréia, gastrite, dores abdominais, cólicas; provocam, também, inflamações e infecções de repetição: gripes, amigdalites, bronquites catarrais, inflamações nos ouvidos; dores de cabeça, enxaqueca, dores articulares, etc. Rico em gordura, engordam, elevam o colesterol e dão complicações circulatórias. O cálcio que contém não é bem aproveitado pelo organismo e vai se depositar nas articulações, provocando as doenças articulares, e nos vasos sangüíneos, dando arteriosclerose. Forma cálculos (pedras) nos rins e vesícula. É um grande engano. Leite de vaca, ou de outros animais, não é alimento para o ser humano. É um dos maiores responsáveis por todas as doenças crônicas. Se você têm qualquer doença crônica, e toma leite, mesmo em pequena quantidade, pare o seu uso. Não importa o tipo, são todos prejudiciais: pasteurizado, longa vida, em pó, tipos A, B, C. Também os derivados devem ser evitados: coalhada, yogurt, queijo, doce de leite, sorvetes e chocolates, tudo que contém leite. Leite é alimento do filhote, não é para ser usado por toda a vida, e cada leite para sua espécie. Não importa se você adora leite e acha que não pode viver sem ele. O que importa é sua saúde. Pode ser estranhopara você saber que leite faz mal. Se duvida, experimente, faça a prova. A maior causa de crianças adoecerem muito, é o uso do leite de vaca, e remédios não resolverão o problema. 
CARNE:
Rica em gordura, mesmo a magra, é maior causa das doenças cárdio-circulatórias; produz muitas toxinas; contribui para maior ocorrência de inflamações; depois do tabaco é o maior fator provocador de câncer; acidifica o organismo, fator muito prejudicial à saúde. 





CARDÁPIO SUGESTÃO
CAFÉ DA MANHÃ:
escolha e varie entre as opções a, b, c: - a) Suco de Fruta, ou Chá natural, ou Leite de soja. - b) Fruta. - c) Itens "a" ou "b" com 1 Cereal (aveia, milho, pão integral, granola, flocos de milho, etc.) 

ALMOÇO:
- Salada Vegetal Crua: Uma folha: alface, agrião, rúcula, chicórea, almeirão, acelga, etc. Uma raiz: cenoura, beterraba, nabo, rabanete. Um fruto: tomate, pepino, beringela, pimentão. - Legume Cozido: Um tipo: cenoura, chuchu, abóbora, brócolis, couve-flor, maxixe, abobrinha, beterraba, nabo, etc. - Leguminosa: Um tipo: feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico. - Amido: Um tipo: arroz, milho, trigo, macarrão, batatas, mandioca, cará, inhame - Carne: Um tipo: o mínimo possível. Quanto menos, melhor. 

JANTAR:
opções: a) Fruta. b) Salada crua. c) salada crua + legume cozido. d) Legume cozido (sopa). e) Suco de fruta OBSERVAÇÕES: 1- É importante que a salada crua seja o primeiro prato do almoço, pois limita o apetite para os outros alimentos. 2- Coma a quantidade necessária para sentir-se saciado, sem falta, nem excesso. 3- Coma melhor no café da manhã e mais simples no jantar, para repouso e recuperação do organismo durante a noite. 4- O vegetal deve estar presente em todas as refeições. 

DIGESTÃO:
É um aspecto fundamental para a saúde. Se a digestão não é boa, não há boa saúde. O intestino deve funcionar diariamente, completa e facilmente. Tenha boa digestão com os seguintes cuidados: 1- Mastigar bem os alimentos. 2- Comer sem pressa. 3- Comer em ambiente tranqüilo. 4-- Não beber líquidos durante as refeições. 5- Não comer sobremesas. 6- Não comer em excesso. 6- Não usar muitas misturas na mesma refeição.



Lição 8









BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA 
Perceba como são amplos os benefícios da Atividade Física (AF).
01 - Exercita o coração, aumenta sua eficiência e melhora a circulação do sangue.
02 - Melhora a oxigenação de todo o organismo, favorecendo todos os órgãos e funções.
03 - Contribui de forma decisiva para a normalização da pressão arterial.
04 - Estimula e torna a respiração mais eficiente, vitalizando os pulmões.
05 - Fortalece músculos, ossos e ligamentos.
06 - Melhora a digestão e o funcionamento intestinal.
07 - Contribui para regularizar o sistema glandular.
08 - Melhora a capacidade mental, memória e regulariza o sono.
09 - Produz a perda de gordura corporal e do excesso de colesterol do sangue.
10 - Aumenta a resistência, evita a fadiga, e retarda o envelhecimento.
11 - Estimula a produção de Endorfina, gerando bem-estar e aliviando as dores.
12 - Ajuda a eliminar a tensão emocional, evita e trata o estresse e a depressão.
VAMOS CAMINHAR
Sendo a Caminhada uma das melhores formas de AF, procure pratica-la, sem falta, e colherá maravilhosos benefícios para sua vida e saúde. Siga as seguintes orientações: 
DURAÇÃO DA CAMINHADA
A Caminhada deve ser praticada de forma rotineira, se possível, diariamente, e nunca menos de 3 vezes por semana. Inicie com poucos minutos, 10, 15 ou 20 minutos por dia, de acordo com sua capacidade, e vá aumentando 5 minutos por semana, até alcançar 45 a 60 minutos. Quem precisa perder peso deve caminhar, pelo menos, uma hora por dia.
ESFORÇO

A Caminhada deve ser em velocidade rápida, porém confortável, dentro do seu limite. O esforço deve ser de modo que acelere o coração e a respiração, provoque transpiração e cansaço, porém, sem provocar nenhum mal estar, como tontura, falta de ar e dores. Se ocorrer um desses sintomas, interrompa o exercício. Nos primeiros 5 minutos, caminhe mais lento para fazer um aquecimento.
HORÁRIO
Reserve um horário certo para sua AF. Pode ser no início da manhã ou no final da tarde, o que você achar melhor. Vale a pena investir o seu tempo para a AF, porque você colherá muitos benefícios, tendo saúde e vivendo mais e uma vida com qualidade

OBSERVAÇÕES
- Faça Alongamento antes e após a caminhada. - Use roupas leves e tênis apropriado para caminhada. - Caminhe descontraído, com alegria, observando a natureza, o céu e as árvores. - Respire pelo nariz, de forma ampla e profunda. 
VIDA ATIVA
Outra opção para AF aeróbica é a chamada Vida Ativa, que significa realizar movimentos na rotina do dia-a-dia: jogar bola com as crianças, subir escadas e não usar o elevador, limpar o mato do quintal, cuidar da horta, andar a pé e não de carro, andar de bicicleta, etc. Ou seja, o tempo da Caminhada será substituído por atividades com movimentos mais acelerados e intensos, que serão satisfatórias se alcançarem o mínimo de 30 minutos ao longo do dia. O importante de tudo é evitar a vida sedentária. No entanto, o ideal é fazer a Caminhada programada.
OUTROS EXERCÍCIOS
Além da Caminhada e da Vida Ativa, outras formas de AF podem ser praticadas, tais como natação, hidroginástica, e todas as demais referidas acima, dependendo da disponibilidade de cada pessoa. O importante é que respeite os princípios do esforço e do aumento progressivo da carga, bem como da prática rotineira. 
OBESIDADE - COMO EMAGRECER COM SAÚDE 
A obesidade é uma das condições mais prejudiciais para a saúde. Ela é provocada, principalmente, por dois fatores: 1- Alimentação errada em qualidade e quantidade. 2- falta de atividade física. O emagrecimento deve ocorrer de maneira saudável e definitiva. Não adianta fazer regimes violentos, passar fome para emagrecer, porque isso irá provocar desequilíbrio e enfraquecimento do organismo. Mesmo tendo perdido peso, ao término do regime, o peso perdido será ganho outra vez, geralmente, mais do que antes. A maneira saudável de emagrecer é através de duas práticas: - Atividade Física adequada e rotineira. - Alimentação adequada (matéria orientada em outra lição). É preciso, portanto, um processo de reeducação alimentar e de hábitos de vida. Não adianta ficar se enganando, procurando métodos mágicos para emagrecer de forma fácil, sem esforços, porque eles não existem. Existem, sim, muitos métodos desonestos e enganadores que prometem milagres mas, se por um lado promovem o emagrecimento, por outro, não serão capazes de manter o peso, além de serem métodos prejudiciais á saúde. 
REMÉDIOS PARA EMAGRECER ? CUIDADO
Muito cuidado com os remédios para emagrecimento. Eles afetam o sistema nervoso e são perigosos, podendo determinar reações e complicações difíceis de serem resolvidas. São remédios que criam dependência e alteram até mesmo o comportamento e o equilíbrio mental. Não existem remédios naturais para abolir o apetite. Têm existido uma exploração desonesta pelo uso de remédios para tirar o apetite apresentados como sendo naturais. Isso não existe. Os remédios naturais, homeopáticos, ajudam o processo de emagrecimento a medida em que equilibram o organismo e controlam a ansiedade, evitando o comer excessivo e errado, e melhorando a disposição para realizar a Atividade Física. Remédios que tiram o apetite são todos muito perigosos, não use. 




Lição 9
Doenças Crônicas- desintoxicação    e defesa do organismo






COMO RESOLVER AS DOENÇAS CRÔNICASExistem as orientações específicas para cada doença mas, o mais importante é você:
1 - Atender as necessidades básicas do seu organismo - corpo - mente- espírito.
2 - Promover uma desintoxicação do seu organismo.
3 - Conhecer e estimular as defesas naturais do organismo.
4 - Eliminar ao máximo o uso de remédios químicos. Se estas orientações não são seguidas a doença não acaba ou fica sempre retornando, ou seja, fica crônica. Você está com sintomas e doenças que se arrastam há meses ou anos, sem conseguir curá-los ? Perceba que não foi por falta de consultas médicas, exames de laboratório e remédios. Entenda o que está acontecendo com você. Não pense somente em tomar remédios e passe a cuidar bem do seu organismo, como lhe ensina o "Programa Vida e Saúde". Outras lições já orientaram sobre o item 1. Nesta lição você aprenderá sobre os demais itens.

 .
DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO
O organismo é dotado de uma capacidade de desintoxicar-se, eliminando as substâncias indesejadas que estejam em seu interior, através de um processo de limpeza geral. Para isso, é preciso que o organismo seja colocado em repouso, através da diminuição ou suspensão da alimentação. Quanto mais alimentos o organismo recebe, menos ele consegue realizar o processo de desintoxicação, por isso a necessidade de deixá-lo em repouso, fornecendo pouco ou nenhum alimento, para que ele ponha em funcionamento seu mecanismo de limpeza. Muita água deve ser oferecida, pois sem ela não há desintoxicação. A seguir estão várias maneiras de pausa alimentar para desintoxicação:
PELO JEJUM:
a - Suspender uma refeição do dia, por um ou mais dias.
b - Suspender 2 refeições do dia, por um ou mais dias.
c - Suspender as 3 refeições do dia, por um ou mais dias.

PELO USO DE VEGETAIS: 

a - Comer somente verduras, legumes e frutas, por um ou mais dias.
b - Comer somente salada crua: verduras e legumes, por um ou mais dias.
c - Comer somente frutas, por um ou mais dias.
d - Beber somente sucos de frutas ou hortaliças, puros, sem açúcar, por um ou mais dias.
OBSERVAÇÕES:
- O Início: Inicie a desintoxicação com uma diminuição breve da alimentação, como a suspensão de uma refeição e, semanalmente, vá aumentando o período de repouso, até fazer um jejum de 24 horas que pode ser repetido a cada semana ou a cada 15 dias. -
- A Atividade Física: estimula a circulação, melhora a oxigenação do organismo e favorece a desintoxicação mas, dependendo da diminuição da alimentação, poderá ser necessário diminuir sua atividade durante o período de desintoxicação.
- Reação: Geralmente, na desintoxicação, ocorrem reações de eliminação, tais como diarréia, náusea, vômito, erupção de pele, sensação de fraqueza, tonturas, tremor nas pernas, sensação de fome, dor de cabeça, provocadas pela circulação das toxinas sendo eliminadas pelo sangue. Não se assuste, essa reação é breve e benéfica, e será tanto maior quanto mais intoxicado está o organismo. Repouse, se necessário, e tome bastante água até que a reação termine.




DEFESAS NATURAIS DO ORGANISMO 
O Organismo humano foi dotado por Deus de um maravilhoso Mecanismo de Defesa que o protege e é responsável pela preservação da vida até os dias atuais. É importante conhecer este mecanismo para estimular seu funcionamento, e não combatê-lo, como se fosse doença. As principais reações de defesa são:
1 - ELIMINAÇÕES CURATIVAS - 
Capacidade do organismo de expulsar de seu interior produtos indesejados, tóxicos. As Eliminações acontecem, principalmente, através de: - Aparelho digestivo: vômito, diarréia. - Aparelho urinário: urina. - Aparelho respiratório: secreções pelas mucosas dos brônquios e nariz - tosse e coriza. - Aparelho genital: secreção pela mucosa vaginal - "corrimento". - Pele: erupções de pele e secreções. Diante destas reações de Eliminação, entenda que elas significam limpeza e cura, e não use remédios para impedir. Em caso de diarréia e vômitos, tome bastante água, mesmo que persistam os vômitos, até que se complete toda limpeza, e o problema cessará. O mesmo deve ser feito com as crianças. A duração da eliminação depende da intensidade da agressão que provocou o processo, podendo durar um ou mais dias. Em caso de necessidade de medicar, será medicada a causa e não a eliminação, que deverá ser respeitada e tratada pela reposição de água ou soro caseiro, quando as perdas forem muito grandes. Bloquear as Eliminações cria o risco do caso complicar, pela retenção de produtos tóxicos que deveriam ser eliminados, podendo provocar lesões internas nos mais diversos órgãos.
2 - FEBRE
Outra reação de defesa importante do organismo contra a doença, é a febre. O organismo faz a febre através do Centro Termo Regulador, localizado no cérebro e, quando não mais necessita dela, ele normaliza a temperatura. Impedir a febre através de drogas é deixar o organismo sem defesa e os vírus e bactérias livres para se multiplicarem. A intensidade da febre não representa nenhum risco, e o organismo faz a febre que necessita para cada caso. Uma febre alta não significa gravidade, assim como o fato da febre estar em elevação não significa que o caso esteja ficando mais grave. Diante da febre, deve-se determinar sua causa e trata-la, e não impedir a febre através de anti-térmicos. A Crise Convulsiva Febril não é provocada pela febre alta, mas se a criança é ou não predisposta a ter Convulsão. Essa predisposição, se existe, desaparece até os 5 anos de idade. O fato de uma criança ter tido uma crise convulsiva com febre não significa que em toda febre a crise repetirá. O mais comum é nunca mais repetir a crise, mesmo tendo febre alta. A chance de ocorrer Convulsão Febril é maior quando a criança toma remédio contra a febre, do que quando não toma. A maioria das crianças que têm Convulsão Febril já tomou uma ou mais doses de antitérmicos.




CUIDADO COM O USO DE REMÉDIOS
Existem algumas situações em que há necessidade do uso de remédios para ajudar no processo de cura. Mas, mesmo nestes casos, nunca se esqueça de atender as necessidades do seu organismo, para que ele tenha bom equilíbrio e resistência, do contrário, a cura não virá. Saiba que os remédios químicos agridem ao organismo, intoxicam e diminuem ainda mais as suas defesas, portanto, cuidado, não vá tomando remédios por qualquer motivo e, especialmente, evite os remédios que combatem as defesas do organismo, como os remédios contra febre, para impedir o vômito, a tosse, e para prender o intestino. Deixando a defesa do organismo funcionar e tomando bastante água, na maioria das vezes, não precisará de nenhum remédio. Não pense que remédios só fazem o bem e podem ser tomados a vontade. Use, somente quando indicado pelo médico. A Homeopatia é um excelente recurso de tratamento natural e eficaz, e seus remédios não fazem nenhum mal, mas o tratamento deve ser orientado pelo médico. O uso de chás, da Fitoterapia, é outro recurso de tratamento natural. Evite usar remédios químicos por conta própria. Os casos simples que se agravam são aqueles que são usados remédios desnecessários. Procure orientação médica sempre que o caso demonstrar essa necessidade.



Lição 10
Repouso e Higiene




INTRODUÇÃO 
Repouso e higiene são necessidades básicas do corpo, essenciais para a saúde. O repouso adequado contribui para recuperar o organismo do desgaste natural do dia-a-dia, e das perdas excessivas, provocadas pela correria dos tempos modernos. A higiene deve ser feita com relação ao corpo e ao meio ambiente, e mantida nas melhores condições, sendo, até mesmo, importante para a parte emocional do ser humano.
IDENTIFICANDO E EVITANDO OS DESGASTES
Além de repousar, é necessário que cada pessoa faça uma análise de seu estilo de vida, para identificar e evitar o desgaste excessivo, que pode ser devido a fatores pessoais, como por exemplo: 1- Não saber dizer "não" e aceitar sobrecargas de trabalho. 2- Não admitir seus próprios limites. 3- Querer fazer o trabalho de todas as pessoas por achar que ninguém é capaz. 4- Excesso de ambição para conquistar coisas materiais, etc. Esse comportamento de onipotência faz com que a pessoa assuma muitos compromissos expondo o organismo a um desgaste muito grande. O desgaste excessivo, também pode ser por fatores que não dependem da própria pessoa, como as exigências do trabalho e transtornos com o sistema de transporte, etc.
ORGANIZE SUA VIDA E EVITE DESGASTES EXCESSIVOS
O desgaste pode ser do corpo e da mente, um afetando o outro, uma vez que o organismo é uma unidade. 
FORTALECENDO O CORPO 
É importante ter hábitos de vida que fortaleçam o corpo e a mente, para evitar que sofram problemas. Quais os Hábitos que fortalecem o corpo ? São estes orientados pelo Programa Vida e Saúde: manter o corpo bem oxigenado (atividade física, bom ar ambiente e respiração profunda), bem hidratado (2 a 4 litros de água por dia), bem nutrido (uso de bastante vegetais), desintoxicado (isento de substâncias artificiais), exercitado (caminhada rotineira).
FORTALECENDO A MENTE
Quais os Hábitos que fortalecem a mente ? Ter uma distração, uma higiene mental, ter amigos, conversar sobre assuntos agradáveis, evitando os desagradáveis, sorrir, distrair-se, estar alegre, orar e ter fé em Deus, confiar e entregar-se a Ele. Servir ao próximo, dentro de suas possibilidades, é uma condição que gera muita satisfação e bem estar. Estas práticas fortalecem a pessoa e a tornam mais resistente aos problemas da vida , sendo menos afetada por eles, amenizando os desgastes. O organismo humano têm limites para as cargas que suporta.
RESPEITE SEUS LIMITES. A prática da oração, conversar com Deus, dividindo com Ele os problemas, colocando nossa vida em Suas mãos, alegrias e tristezas, com confiança de que Ele está ao nosso lado, é um dos melhores caminhos para se alcançar a paz que tanto necessitamos. A oração pode fazer pela saúde e equilíbrio da pessoa o que remédios não conseguem fazer. Portanto, use esse recurso maravilhoso.
O REPOUSO FÍSICO 






















O repouso pode ser físico e mental e ambos devem ser observados. Observe o repouso adequado para o seu corpo. Deus, em sua sabedoria e perfeição, criou a noite e o fim de semana, especialmente destinados para o repouso, a recuperação, uma vez que Ele conhece nossas limitações e os desgastes impostos por essa vida difícil, diferente da que Ele planejou. Deus orienta para não vivermos uma vida de luta excessiva para a conquistar dos tesouros do mundo. Após o almoço: É muito bom para a sua saúde que você faça um pequeno repouso depois do almoço. Vai descansar o corpo, recuperar os desgastes da manhã, e preparar o corpo para mais um período de trabalho. Vai melhorar o rendimento no trabalho e até melhora o relacionamento entre as pessoas, diminui os acidentes, melhora a qualidade da produção. Existem empresas proporcionando um descanso, após o almoço, aos seus funcionários, na própria empresa, criando condições para que façam um relaxamento, dêem um cochilo, uma breve dormida de 20 a 30 minutos. Isso faz muito bem para o corpo e para a mente. Então, ponha isso em prática em sua vida, descanse um pouco após o almoço, de 20 a 30 minutos. Deite, recoste-se em uma poltrona e relaxe, mesmo que não durma, e verá o quanto é bom para sua saúde e bem estar. A Noite é para descansar e dormir. Jante cedo e coma pouco no jantar. Evite fazer trabalhos, ver filmes ou fazer leituras estressantes a noite. Prepare-se para dormir mantendo-se relaxado, sem estímulos que lhe deixem agitado. Vá para a cama somente na hora de dormir. Um banho morno ajuda a relaxar. O Fim de Semana têm uma importância muito grande para Deus, pois Ele orienta que seja uma ocasião de especial comunhão com Ele, na qual devemos buscá-Lo e a Ele entregarmos todas as nossas preocupações, sabendo que temos um Deus, um Pai poderoso que nos ama e cuida de nós. Essa certeza da proteção de Deus, determina paz, ou seja, serve também como um repouso para nossa mente. As Férias, também devem ser usadas para recuperar o organismo dos desgastes da vida. Tire férias que sirvam para relaxar e descansar e não para cansar mais ainda. 
O REPOUSO MENTAL
Descansar das preocupações, dos problemas, não pensar neles nos momentos de repouso. Não adianta alimentar os problemas pensando neles as 24 horas do dia. Ao contrário, isso vai alterar o equilíbrio da pessoa e criar ainda mais dificuldades para encontrar soluções. Por isso, Deus orienta que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois, diz Ele, "basta para cada dia o seu mal". Não devemos estar preocupados com o futuro, devemos confiar em Deus, fazendo nossa parte com dedicação, sem pânico, sem desespero, dentro dos nossos limites. 
A CORRERIA, A PRESSA
Uma prática que determina muito desgaste para o corpo e a mente é o fazer as coisas com pressa. A pressa faz com que hormônios sejam liberados no organismo, especialmente adrenalina, determinando um estado de tensão muito desgastante. Para evitar a pressa:
1- NÃO SE ATRASE PARA OS COMPROMISSOS.
2- NÃO ASSUMA EXCESSO DE COMPROMISSOS.
3- PROGRAME SEUS COMPROMISSOS. É comum pessoas as pessoas não terem nem mesmo tempo suficiente para fazer as refeições com tranqüilidade. Comem correndo, nem mastigam direito e após comer, saem correndo ou já reiniciam o trabalho. Isso é muito prejudicial e deve ser evitado. Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, é causa de muito desgaste para a saúde e deve ser evitado.
FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ.


A HIGIENE 

A Higiene deve ser do corpo e do meio ambiente. A água é o grande fator de limpeza, higiene e desintoxicação, tanto do corpo como do ambiente. Também o sol e a ventilação são fatores de limpeza do meio, de esterilização. 
HIGIENE DO CORPO
O seu corpo é sua imagem, por isso é importante mantê-lo sempre limpo. A menos que seja devido ao trabalho que você esteja realizando, jamais, em momento ou lugar algum, permaneça com o corpo sujo e mau cheiroso. Caso esteja sujo procure tomar lavar-se o mais rápido possível. Lavar as mãos, mantê-las limpas, pelo uso de água e sabão, especialmente nas horas de alimentação. As unhas devem ser mantidas, sempre, cortadas e limpas. O Banho, com água e sabão, deve ser diário, para manter o corpo sempre limpo das impurezas do meio ambiente e daquelas eliminadas pelo organismo. Evite dormir sem tomar banho. O banho da manhã, é bom para retirar as impurezas eliminadas pelo organismo durante a noite, e se for um banho frio, serve como ótimo estimulante para as atividades do dia. Os cabelos também devem estar bem cuidados e limpos, se possível, com shampoo. Orelhas e Ouvidos devem ser limpos com auxílio dos dedos, durante o banho. Jamais introduzir cotonetes no conduto do ouvido. A Roupa do Corpo: roupas limpas são mais importantes do que roupas caras. Você pode andar com roupas simples mas não deve andar com roupas sujas. 
HIGIENE DO AMBIENTE
A Roupa de Cama: deve ser limpa, lavada pelo menos uma vez por semana. A Casa: deve ser toda limpa: móveis, chão, paredes e teto, varrer e passar pano úmido. Não deixe objetos velhos, quebrados, caixas, garrafas, acumulados em sua casa. Se não serve para uso, elimine. Se não serve para você, mas serve para outra pessoa, dê para alguém que possa aproveitar. Não acumule nada sem uso dentro e no terreno de sua casa. Evite colocar excesso de coisas penduradas pelas paredes, especialmente papéis velhos, gravuras, pois tudo isso acumula sujeira e dificulta a limpeza. Também evite o excesso de móveis, tenha apenas os realmente necessários. É melhor uma área livre para circulação das pessoas e uso das crianças do que uma casa abarrotada de móveis e objetos. Lembre-se da importância do sol e do ar renovado para a limpeza do ambiente. O Quintal deve ser mantido limpo, sem mato e sem objetos e coisas velhas. Especialmente, deve-se ter muito cuidado para não jogar restos de comidas no quintal que venha a apodrecer e atrair insetos e provocar mau cheiro, além do risco de provocar doença nas pessoas, especialmente nas crianças. O Perigo da Dengue: veja o caso dessa doença provocada pelo mosquito Aedes, que se multiplica em águas limpas e paradas que se acumulam em objetos abandonados no terreno da casa. Faça sua parte, não deixe que sua casa seja um criadouro de doenças. Rico ou pobre, você, suas roupas e sua casa devem estar sempre limpos e cheirosos.



Lição 11
O alimento espiritual e a Saúde






INTRODUÇÃO 

O ser humano é constituído de corpo, mente e espírito. Para que exista saúde verdadeira é preciso que cada uma destas partes esteja em equilíbrio. Assim como o corpo e a mente, a parte espiritual precisa ser atendida em sua necessidade básica, precisa de seu alimento próprio, para que o ser humano, como unidade global, se apresente com saúde perfeita. Além disso, essas três partes, corpo, mente e espírito, dependem uma da outra: o problema de uma, refletirá sobre as outras, como os dois lados de uma folha de papel: se um lado é rasgado, o outro lado também será. Ser uma unidade global, significa que nenhuma destas partes pode existir separada uma da outra.
O ALIMENTO ESPIRITUAL
Pelo explicado acima, você pode concluir que a saúde não será verdadeira, completa, se a parte espiritual estiver abandonada. E por que isso acontece ? Porque assim fomos feitos por Deus, assim é nossa constituição. Qual o alimento da parte espiritual do ser humano ? É Deus. Nosso corpo precisa de água e alimento; a mente precisa de amor; e a parte espiritual, precisa de Deus. Deus é o alimento, a necessidade indispensável do espírito. Assim como o homem procura alimentar o seu corpo, deve procurar alimentar o seu espírito, cujo alimento é Deus. Assim como a falta de comida determina uma sensação desagradável de fome física, a falta de Deus determina uma sensação desagradável de fome espiritual, um vazio somente preenchido por Deus. Um prato de alimento sacia a fome do corpo, Deus sacia a fome espiritual. Assim como uma lâmpada só pode acender quando ligada à corrente elétrica adequada, nós só podemos funcionar perfeitamente se estivermos ligados a Deus. Por que ? Porque assim fomos feitos por Deus, nosso criador. Separados dEle, temos problemas e não funcionamos bem. Logo, assim como cuidamos do corpo e da mente, precisamos cuidar do espírito.
O VAZIO ESPIRITUAL 
Quando alguém abandona sua parte espiritual, mantendo-se afastado de Deus, mais cedo ou mais tarde, aparece uma sensação de vazio, uma ansiedade inexplicável, uma infelicidade sem motivo aparente, mesmo sem que existam maiores problemas na vida. O comportamento se altera, a pessoa fica impaciente, intolerante, irritada, insegura, com medos, etc. As vezes pensa que é por falta de alguma coisa material mas, ao conseguir aquela determinada coisa verifica que o problema continua. Existem pessoas que seguem infelizes, ao longo da vida, sem perceber que o motivo maior de seus problemas é a falta de Deus, a falta do alimento espiritual. E tentam resolver seus sintomas procurando médicos que lhes dêem remédios, sem resultado. Com o tempo, o vazio e a infelicidade que sentem provocam sintomas no corpo, fazendo pensar que necessitam mesmo de remédios para sua cura. Outras pessoas, em algum momento da vida, percebem, por si mesmas ou alertadas por alguém, que a verdadeira causa de seus problemas é a falta de Deus. Logo compreendem a realidade e buscam o alimento espiritual e seus problemas se resolvem, ou passam a entendê-los e a controlá-los, eliminando a angústia e a infelicidade, passando a sentir-se seguras, apesar dos problemas que possam estar vivendo. Outras pessoas existem que, mesmo orientadas sobre a importância e necessidade do alimento espiritual, não aceitam essa orientação e não se preocupam em modificar suas vidas e mantêm-se afastadas de Deus e não alcançam resultados. As vezes a compreensão da importância do alimento espiritual só vem alguns anos depois.

COMO ALIMENTAR O ESPÍRITO
Assim como existem orientações para alimentar o corpo, existem orientações para alimentar o espírito, o relacionamento do homem com Deus. Não basta acreditar em Deus. É necessário um envolvimento profundo com Ele, amá-Lo. Para isso, é necessário conhecê-Lo, pois não se pode amar a quem não se conhece. Existem três práticas principais para o relacionamento com Deus: 1- Oração. Orar é conversar com Deus como pai e amigo, abrindo-Lhe o coração. Converse com Deus, divida com Ele seus problemas e angústias, peça orientações, agradeça, por cada novo dia, pelos alimentos em sua mesa; peça perdão por suas faltas. Peça poder para enfrentar as dificuldades, para livrá-lo das tentações do mal. Ore por outras pessoas, peça por elas. A oração é uma das condição mais importantes para a vida do cristão. 2- Estudo da Bíblia. A Bíblia são cartas que o Pai nos escreveu para nos orientar sobre todos os assuntos da vida: de onde viemos e para onde vamos; o que devemos fazer e o que não devemos; o que agrada a Deus e o que não Lhe agrada. Reserve um horário diário para ler a Bíblia em seu lar. Quando surgir a oportunidade de estudar a Bíblia, aproveite, participe de um estudo bíblico. Deus vai criar esta oportunidade em sua vida. Dedique um tempo maior para Deus. Conhecer a Bíblia é uma das formas eficazes de conhecer a Jesus, pois toda a Bíblia aponta para Ele, Seu sacrifício para nossa salvação. 3- Testemunho. Falar de Deus para as pessoas, de Seu amor, de Seu plano de salvação através do sacrifício de Seu filho Jesus, único caminho para a vida eterna. Muitas pessoas precisam conhecer de Deus, de Jesus, da salvação, da vida eterna, e isso só será possível com cada um de nós levando essa mensagem porque esse é o plano de Deus. Levar Deus para as pessoas é levar o que existe de mais valioso.
O PODER DE DEUS
Vivendo em comunhão com Deus, através da Oração, Estudo da Bíblia e Testemunho, o ser humano passa a conhecê-Lo e a amá-Lo. Sabendo de onde vem e para onde vai, tendo certeza da salvação e da vida eterna, o ser humano deixa de temer a morte, sente-se seguro e confiante diante dos problemas da vida, não se desespera, não comete desatinos. As coisas materiais deixam de ser as mais importantes e a vida fica mais tranqüila e menos angustiante. O relacionamento humano melhora, passa a haver mais paz no coração, sem inveja, sem ciúmes, sem ódios e mágoas, que tanto adoecem o ser humano, com capacidade de perdoar. Existe confiança pela certeza de que Deus está continuamente cuidando de cada um de nós. O poder maravilhoso de Deus se transfere para aqueles que O amam. Diante dos problemas, haverá o poder de Deus para enfrentá-los sem medo, com confiança, segurança, humildade e paciência, diminuindo as possibilidades de que corpo e mente adoeçam. 

VIVENDO A VONTADE DE DEUS
De que maneira devemos viver ? Podemos fazer tudo que bem entendemos, ter hábitos errados e acharmos que o poder de Deus vai nos proteger de tudo ? Não, não é assim que Deus nos ensina. O amor de Deus, vivendo em comunhão com Deus, o Seu poder nos reveste do poder de vivermos segundo a Sua vontade, as Suas orientações. o poder de Deus é para nos manter no caminho certo e não para nos proteger das coisas errados que conscientemente decidimos fazer em nossa vida. É muito importante entender essa parte. O amor de Deus nos torna responsáveis, desejosos de fazer a Sua vontade e não a vontade do mundo, nem nossa própria vontade. Assim é com relação as leis da saúde: o poder de Deus faz com que as obedeçamos e não, o que muitos pensam, que nos libera para fazermos nossa própria vontade. É o que acontece com muitas pessoas que, não obedecem as leis da saúde, adoecem e esperam que Deus realize milagres de cura em suas vidas. Deus, além de amor, é também justiça, e não haveria de premiar a desobediência. 
A CURA PELO MILAGRE: O QUE ESPERAR ?
Se você está com problemas de saúde sem conseguir solução, e têm pedido cura a Deus sem conseguir resposta, saiba disso: o milagre que Deus opera em nossa vida é o poder de vivermos uma vida nova, abandonando hábitos errados, obedecendo as leis que Ele deu para nossa proteção. Enganam-se aqueles que pensam que estar em comunhão com Deus é estar liberado e protegido para as coisas erradas e desobediências que cometam em suas vidas. 

A IGREJA DE DEUS
 

Orar, estudar a Bíblia e testemunhar, são as práticas que manterão você em comunhão com Deus e revestido de Seu poder. Pratique essas coisas em sua vida pessoal, no lar, no trabalho, no lazer, e frequentando a Igreja de Deus, lugar onde você deve congregar para receber a Palavra de Deus e levá-la para pessoas que dela necessitam e a buscam. Na Igreja você vai para buscar a Jesus Cristo e não pessoas, que são falhas, como todos somos, mas a Igreja deve seguir os mandamentos e as doutrinas de Deus, sem modificá-los, e sem seguir doutrinas criadas por homens. 



Lição 12
Deus e a saúde humana





INTRODUÇÃO 
A saúde é uma das condições mais importantes e desejadas pelo ser humano. E para Deus, qual será o Seu desejo e Sua promessa para a saúde do homem ? Será importante, para Deus, que cuidemos do nosso corpo ou apenas da parte espiritual ? O que podemos esperar de Deus com relação a nossa saúde ? Todas essas questões serão respondidas nesta lição, pela Palavra de Deus revelada na Bíblia Sagrada.
O DESEJO DE DEUS PARA A SAÚDE HUMANA
Leia o que diz os seguintes textos bíblicos: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma". III João 2 "Eu vim para tenham vida, e a tenham com abundância". João 10: 10 "... com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto". Lucas 1: 17 "E servireis ao Senhor vosso Deus ...; e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades". Exo. 23: 25 Estes textos deixam claro o desejo de Deus de que tenhamos saúde, em especial, quando Jesus diz que veio para nós tenhamos vida com abundância, não uma vida de doenças. Note que no último texto Deus diz que tirará a enfermidade do nosso meio se nós O servirmos. Servir a Deus é fazer Sua vontade, seguir suas orientações e Suas leis, que são para nossa proteção. Nenhuma doença ocorre pela vontade de Deus, ao contrário, como um Pai de amor, Ele sofre com o nosso sofrimento. 
O VALOR DO CORPO 
Pode parecer para muitas pessoas que Deus não se importa com o que fazemos com nosso corpo, que para Ele importa apenas os cuidados de nossa parte espiritual. Mas, lembre-se que nosso corpo foi criado por Deus e a Ele pertencemos. Veja o que ele diz: "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos ? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus". I Cor. 6: 19, 20. Ele diz mais, em I Tes. 5: 23 - "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo: e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados, irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo". São claras referências ao corpo físico, deixando evidente que Deus o valoriza e determina que cuidemos bem dele por ser morada do Espírito Santo, por não nos pertencer, por ter sido criado e resgatado por Ele, com o preço do sacrifício da morte de Seu Filho Jesus. Deus, deixa bem claro o valor que dá para nosso corpo quando diz: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo". I Cor. 3: 17

O QUE ESPERAR DE DEUS PARA A SAÚDE HUMANA
É natural que nós, humanos, sempre esperemos milagres de Deus, que coloquemos em Suas mãos nossas aflições, especialmente nossos problemas de saúde. Deus pode tudo mas, além de amor ele é justiça e seria injusto premiar alguém que vive sistematicamente tratando mal o seu corpo, praticando hábitos errados, sendo negligente com sua saúde, indiferente as leis que Ele determinou, as orientações que devemos seguir. De Deus devemos esperar, acima de tudo, que Ele nos dê poder para realizarmos a parte que nos cabe realizar. O relato bíblico diz que Jesus fazia os milagres de cura, por compaixão, e dizia: "não peques mais, para que não aconteça alguma coisa pior" (João 5: 14). Ou seja, Ele estava dizendo para que a pessoa mudasse de vida, corrigisse seus hábitos errados, fizesse sua parte para não voltar a adoecer.

SAÚDE E MILAGRES

Você assiste muitas pessoas relatando milagres nos programas religiosos da televisão. E muitos líderes religiosos dizem que se você têm fé, você também vai alcançar os milagres que precisa. Mas, você faz seus pedidos e o milagres não vem, você continua doente, parece que Deus não lhe escuta, que não têm valor para Ele, ou que sua fé é pequena. Você fica desanimado. Mas, saiba que se você se colocou nas mãos de Deus, Ele está cuidando de você, mesmo que, aparentemente, você pareça abandonado. Deus não abandona quem a Ele se entrega e confia. Acontece que Seus planos são diferentes dos nossos e claro, são perfeitos. Se não nos atende da maneira que gostaríamos é porque têm algo melhor reservada para nós. Nossa conduta deve ser de pedir e confiar, e não de exigir e determinar o que Ele deve fazer, você não acha ? Em nossos pedidos devemos sempre dizer: Pai, seja feita a Tua vontade e não a minha. Não devemos depender de milagres para confiar em Deus. Os milagres que Ele fez, relatados na Bíblia, são suficientes para que acreditemos e confiemos nEle. Nossa fé não depende de que Ele realize mais milagres em nossas vidas. O relacionamento com Deus não pode ser condicional, nem de chantagem do tipo: se Ele fizer o milagre que preciso eu vou acreditar nEle, e a Ele vou me entregar. Nossa entrega e nosso amor deve ser incondicional, porque Ele nos amou primeiro, e nos ama tanto que deu Seu Filho único para morrer para nos salvar. 

AMOR, CONFIANÇA E AÇÃO
Você já pensou quantas pessoas não conseguem alcançar os milagres que pedem a Deus ? Então, quer dizer que Deus não escuta essas pessoas ? Que elas não têm valor para Ele ? Não é nada disso. São várias as razões para Deus não atender nossos pedidos da forma como queremos:
1- Ele sabe e faz o melhor para nós.
2- Ele quer que façamos nossa parte.
3- Ele quer que o busquemos por amor e não pelo poder de realizar milagres. 4- O Seu reino não é deste mundo e Suas promessas não são para este mundo, e sim para a vida eterna. Precisamos ter confiança, agir e então esperar pacientemente. 
O PAPEL DA IGREJA 
O papel principal da Igreja é colocar o ser humano em comunhão com Deus, é fazer com que as pessoas O conheçam e ao Seu amor, e O amem. Que conheçam Seu plano de salvação e tenham a certeza da vida eterna através de Jesus Cristo. O papel principal da Igreja não é apresentar o Deus de milagres que as pessoas busquem por interesse de benefícios, mas apresentar o Deus de amor que as pessoas O busquem por amor. Dirijo-me a você que pode estar sem esperança por ainda não ter conseguido o milagre de cura que tanto têm pedido a Deus. Coloque-se nas mãos de Deus, mas, faça sua parte. Peça poder para realizar as modificações necessárias em sua vida, em seus hábitos, e verá que o milagre da cura vai acontecer. Levante-se, anime-se, confie em Deus e em você que, sob o Seu poder, fará a sua parte e será um exemplo de vida para todas as pessoas. Na Igreja, busque a Palavra de Deus, Seu amor, conheça Sua vontade, esteja seguro da vida eterna que lhe aguarda, confie em Jesus Cristo como Seu Salvador e Senhor, aprenda a mensagem de saúde, como Deus quer que você cuide de seu corpo, de sua vida.

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 
A Igreja Adventista do Sétimo Dia têm a fé em Jesus, prega Sua breve volta, e guarda os mandamentos de Deus. Claro, gostaríamos que você fosse membro de nossa Igreja, de recebê-lo. No entanto, mais importante do que levá-lo para nossa Igreja é levá-lo para Jesus. Queremos que você O conheça, o Seu plano de salvação, a vida eterna, e esteja certo de sua volta para estabelecer o Seu Reino onde a saúde é plena e cem porcento perfeita, conforme ensina Sua Palavra. Por isso, hoje lhe dizemos: busque a Cristo, relacione-se cada vez mais com Deus, orando, estudando Sua Palavra, testemunhando dEle para as pessoas, e freqüentando sua Igreja. A Palavra de Deus nos adverte para a existência de falsas religiões e falsos profetas: "Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino do céu". Sendo sincero e desejoso da verdade de Deus, e não dos homens, Ele vai lhe mostrar o caminho certo, desde que você queira seguir Sua vontade. A Igreja é um lugar cheio de pessoas falíveis, onde vamos para encontrar Jesus, infalível e perfeito. As pessoas são falíveis, mas a Igreja deve ser verdadeira, ou seja, ter uma doutrina verdadeira, firmada na Bíblia e em Seus mandamentos e não na vontade e nem na tradição dos homens. Se você não freqüenta, ou não encontrou uma Igreja que seja seu alimento espiritual, queremos lhe dizer que nós, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ficaremos muito felizes em lhe receber em nossa Igreja. Ela sempre tem espaço para pessoas como você que se interessam e procuram a saúde total, plena nas dimensões física, mental e espiritual. E que Deus abençoe você e sua família.



Médico responsável: dr. Belmiro d'Arce, CRM 21545
Instituição: Departamento de Saúde da
Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD)
Web Design: Luiz Komoda, FAAP